CONTEÚDOS

 
 

RGB e CMYK: o que são?

 
 

Você conhece os significados e como utilizar o RGB e o CMYK? Nesse artigo vamos te explicar tudinho sobre essas duas siglas, seus significados e para que elas servem.

A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores, que fazem uso das cores Vermelho, Verde e Azul para compor imagens coloridas no computador. Já o CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e é aplico em materiais impressos.

Quando escolhemos a utilização do RGB queremos transmitir de forma fiel as cores empregadas em um projeto que será visualizado em telas de tv, computadores e celular. O método RGB é baseado inteiramente no uso da luz, não servindo para materiais impressos.

A proposta do CMYK é reproduzir as cores de forma fiel em materiais impressos, por isso essa forma é mais comum de ser utilizada na indústria gráfica, ele é baseado na mistura das cores sobre o papel, mas também podemos vê-lo através de uma tela, pela mistura das cores e luzes.

Dessa forma, é necessário estudar com cuidado o material a ser impresso, pois nem todas as cores podem ser reproduzidas da mesma maneira quando transferidas do computador para o papel. É por isso também que há outros modelos de padrões de cores no mercado, sendo que o mais popular deles é o Pantone.

Mas isso é história para outro artigo.

Não esqueça de acessar nossas redes sociais e ficar por dentro de todos os projetos desenvolvidos pelo Grupo Tamanho.