CONTEÚDOS

 
 

Dica do Consultor

 
 

 

Sabe-se que abrir um novo negócio não é difícil, basta ter uma ideia e os pré-requisitos particulares para começar, o fato é que estar no comando de uma empresa é um grande desafio além de ser uma função multitarefas, pois exige muitas competências e habilidades de gestão.

Dentre outras questões, comandar um negócio está crucialmente ligado com os princípios da Administração e da Contabilidade, que formam base para um perfeito andamento do empreendimento.

Desta forma, citamos o “Princípio da Entidade”, frequentemente menosprezado, é assim definido pelo Art. 4º da Resolução CFC  nº 750-93: “[...]o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição”.

Isto posto, percebe-se a estima que se tem em fazer distinção entre o que pertence à empresa e o que pertence aos proprietários. Para exemplificar, podemos citar casos triviais, como a utilização de veículos particulares para exercer funções inerentes a empresa – e vice versa, depósitos de recursos originários da empresa diretamente na conta de sócios ou de alguma pessoa envolvida com o grupo econômico, utilização descontrolada de recursos da pessoa jurídica para fins particulares extrapolando as retiradas formais, entre outras situações.

Questões legais à parte, seguir este princípio também é um fundamento ético e otimiza o controle sobre as finanças, tanto da pessoa jurídica quanto dos indivíduos envolvidos com a empresa.

O Grupo Tamanho Soluções Empresariais está à disposição para desenvolver trabalhos de consultoria para sua empresa, recomendando práticas como esta, que podem guiar por frutíferos caminhos dentro do mundo dos negócios, possibilitando planejamento para continuidade e longevidade, geração de informações íntegras e valiosas que permitam precisa projeção para o futuro, e adaptação para os cenários mais adversos. Somos especializados para dar o suporte que você precisa, pois nem sempre o dono do negócio terá o conhecimento específico para a carência diagnosticada em sua empresa, daí a importância de se fazer uma escolha assertiva na hora de contratar uma consultoria, pois isso será fator determinante em direção ao lucro ou prejuízo.

Entre em contato conosco para maiores informações.

 

 

João Paulo de Cordova

Consultor Junior

Grupo Tamanho Soluções Empresariais